terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CUT debate política, economia e direitos sociais


Emir Sader proferiu palestra sobre os caminhos da esquerda e os problemas do neoliberalismo
A CUT Alagoas promoveu um rico debate sobre a política econômica mundial na noite desta quinta-feira (15), em Maceió. Com a presença do cientista-político Emir Sader, reconhecido nacionalmente pela grande contribuição de seus estudos na área, representantes de vários segmentos políticos e sociais de Alagoas estiveram reunidos no Sindicato dos Urbanitários no lançamento do livro “A nova toupeira, os caminhos da esquerda latino-americana”.
Em palestra Emir explicou como tem acontecido as mudanças, e porque o quadro político se transformou na America latina no século XXI, quando foram eleitos vários presidentes de esquerda (Lula, Evo, Chavez...). Segundo ele, o modelo neoliberal aplicado no mundo traz grandes problemas, e a forma que as coisas estão sendo conduzidas acaba trazendo problemas posteriormente.
“Democratizar é tirar certas coisas da esfera do mercado e colocar na esfera do direito. Saúde, educação, tudo isso tem preço hoje. É preciso desmercantilizar essas necessidades básicas do ser humano.” Disse ele criticando o formato adotado hoje em quase todo o mundo.
Sader ainda considerou irresponsável a forma que pessoas como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso usava o seu conhecimento de sociólogo para manipular informações. “Ele sabe que existem três alternativas para uma situação, mas só apresenta uma. Quando a tecnologia chega, você pode dobrar a produção, reduzir a jornada sem reduzir o salário, ou demitir os trabalhadores. Ele só apresenta a pior, e o pobre que não teve acesso à educação acaba acreditando que tem culpa pelo seu desemprego.”
O debate teve continuidade em um coquetel, onde foi realizada uma sessão de autógrafos e um bate-papo informal entre os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário